O Rádio Pela Educação

O Guia Pedagógico auxilia o professor em sala de aula

O Projeto Rádio pela Educação (PRPE) foi criado como uma estratégia criativa de educação pelo desenvolvimento, em 1999. Desde lá promove ações de educomunicação, a partir do programa de rádio Para Ouvir e Aprender, que chega a escolas espalhadas na região, através de radinhos à pilha, ou à energia elétrica, tanto das zonas urbanas quanto das zonas rurais dos municípios de Santarém, Juruti, Belterra, Monte Alegre e Aveiro.
A partir do programa de rádio, que aborda o incentivo à leitura e à escrita, a educação ambiental, os direitos da criança e do adolescente, entre outros temas ligados à cidadania, os professores desenvolvem as atividades em sala de aula, com base em um Guia Pedagógico, produzido pela equipe do PRPE em parceria com a Universidade Federal do Pará.


O programa é transmitido pela Rádio Rural de Santarém, emissora da Diocese. O Para Ouvir e Aprender leva e traz, nas ondas do rádio, as vozes de meninas, meninos, professores, professoras, pais, comunitários, especialistas, gestores públicos, etc. São vozes que falam da escola, da comunidade, do bairro, da cidade, da educação, do dia-a-dia, de sonhos, de esperanças, do futuro e de cidadania. A interatividade se dá através das cartas, entrevistas, debates, músicas, poesias, lendas e das radionovelas. As crianças e os adolescentes participam do mundo da comunicação como protagonistas da sua própria realidade.

Objetivo da iniciativa

– Despertar a consciência crítica das crianças e dos adolescentes na busca da valorização de seus direitos;

– Incentivar a leitura, a escrita e o desenvolvimento da expressão oral de professores

e alunos;

– Garantir o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens na produção de programas radiofônicos nas rádios internas que estão sendo implantadas em escolas.

– Estimular a interação com a comunidade.

 

Anúncios