Radio Pela Educação lança Guia Pedagógico

A Diocese de Santarém promoveu na última sexta-feira (1) o lançamento do Guia Pedagógico volume 10 do projeto Rádio Pela Educação. A Solenidade foi realizada no Auditório do Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Estiveram presentes o Bispo da Diocese de Santarém Dom Flávio Geovenale, o Coordenador Geral do Sistema Diocesano de Comunicação Pe. Auricélio Paulino, a Reitora da UFOPA Raimunda Monteiro a Secretaria adjunta de Educação do Município de Santarém, Marilza Serique além de representantes e professores de escolas parceiras.

O Guia Pedagógico é produzido a cada dois anos por diversos profissionais da educação e comunicação. Uma das principais parcerias é com a UFOPA através de um projeto de extensão. O professor Heliud Maia, um dos coordenadores da equipe que elaborou o guia, destaca a importância que do material no auxílio aos professores. “Nós buscamos sempre inovar, e uma das inovações que o Guia traz nessa edição é a “teoria de gêneros textuais”, onde vai contemplar com atividades de leitura e escrita, favorecendo um bom desempenho do aluno na sala de aula”, ressalta o professor.

Pe Auricélio, Raimunda Monteiro, Don Flávio, Marilza Serique

A edição 10 do Guia segue as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), principalmente quanto à abordagem int
erdisciplinar com a Língua Portuguesa, Literatura, Ciência, História, etc. É dado ênfase também aos direitos das crianças e adolescentes, com abordagem nas áreas da educação,
lazer, moradia, saúde e outras temáticas que envolvem o publico.

Outro aspecto enfatizado no material é o resgate da ludicidade (cantigas de roda, piadas, paródias, músicas infantis), do mundo mágico da fantasia, do sonho, além de outros.

O Projeto Rádio pela Educação é uma iniciativa da Diocese de Santarém criado em 1999 como uma estratégia criativa de educação pelo desenvolvimento da Amazônia. Desde lá promove ações de Educomunicação, a partir do programa de rádio Para Ouvir e Aprender. O Guia Pedagógico é uma das ações que o projeto desenvolve a cada dois anos contribuindo com a formação cidadã das crianças e adolescentes.

 

Anúncios
Imagem | Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s