RÁDIO PELA EDUCAÇÃO: PROJETO UTILIZA O RÁDIO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NO OESTE DO PARÁ

Na foto, de camiseta laranja, Andrei Correa da Escola Álvaro Adolfo da Silveira, e de camiseta branca Minelli Costa, da Escola São Raimundo

O rádio como ferramenta educativa. Essa é a proposta da Rádio pela Educação, um projeto paraense que utiliza os meios de comunicação para chegar até escolas municipais de ensino fundamental da região de Santarém. O projeto, que existe há 11 anos, utiliza o programa de rádio “Para ouvir e Aprender” para estimular alunos a participarem da programação e mestres a desenvolveram atividades extras em sala de aula, tendo como apoio um guia pedagógico especialmente preparado para eles.

Apresentado diariamente, com meia hora de duração, o “Para ouvir e aprender” transforma alunos em locutores, repórteres mirins, leitores de cartas e de paródias e estimulam outros como eles a fazerem o mesmo.

Por meio das ondas do rádio, todos são estimulados a participar e, assim, a pensar sobre soluções para problemas do dia a dia, como saúde e higiene, meio ambiente, direitos da criança e do adolescente, entre outros temas, além de colaborar para a melhora do rendimento escolar, como aumento do nível de atenção e melhor uso da gramática da Língua Portuguesa. É dessa forma que o projeto consegue envolver sua rede e se manter “no ar” por tanto tempo.

No áudio a seguir, você vai ouvir paródias sobre o lixo, escritas por estudantes e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Anna, da Vila de Arapixuna (Santarém | PA), depois de um dos programas do “Rádio pela Educação”. Entre no ritmo das canções e aprenda com as crianças um pouco mais sobre o destino correto dos resíduos.

Por  Carolina Perez Martinez

Fonte: Web Rádio Água 

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s