Rádio de Santarém é ferramenta educativa na região oeste do Pará

Colocar uma rádio no ar é dar voz e vez a milhares de pessoas. Assim, em Santarém (PA),  o projeto Rádio pela Educação, leva, por meio das ondas, informações e aprendizado para alunos e professores de escolas da rede municipal da região oeste do Pará.  Desde 1999, quando foi criado, o Projeto desenvolve e incentiva ações de educação e comunicação, com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, despertando a consciência crítica das crianças e adolescentes na busca da valorização de seus direitos. Também incentiva a leitura e a escrita, além de garantir o conhecimento na produção de programas radiofônicos. A iniciativa foi vencedora do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2009, na categoria Região Norte e tem como principal instrumento, o programa de rádio Para Ouvir e Aprender que é ouvido em salas de aula por professores e alunos da 1ª a 4ª séries e moradores das zonas urbanas e rurais.

“Produzir o Programa Para Ouvir e Aprender é vivenciar histórias e realidades de uma diversidade de crianças e educadores dentro do coração da Amazônia. E são histórias preciosas que me fazem sonhar acordada. O carinho que vem em cada carta é inspiração que me dá ânimo e alicerça minha produção. Em cada novo dia ensino, aprendo e reaprendo numa troca constante de conhecimentos”, declara Maria do Socorro Carvalho Lima – Produtora do Para Ouvir e Aprender e Coordenadora de Produção do Projeto Rádio Pela Educação.

Com uma linguagem simples e direta o Programa é gravado na Rádio Rural de Santarém, com participação de alunos na transmissão. Dentro da sala, os professores sintonizam na frequência e desenvolvem as atividades com as crianças. Os temas são escolhidos, por meio de um guia pedagógico, produzido por acadêmicos com a orientação da Universidade Federal do Pará – UFPA.  Já está em andamento um novo guia com o apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, que será utilizado este ano. Com o sucesso do programa, a demanda de cartas aumenta a cada dia e, muitas vezes, não é possível ler todas que chegam à redação.

Com o Prêmio que recebeu da Fundação BB, R$ 50 mil, foram realizadas ações de melhorias no projeto como: recadastramento e cadastramento de escolas no Projeto; capacitação de educadores; capacitação e ampliação de rede de repórteres; instalações de rádios escolares (sistema de som); gravadores; produção de programas; otimização do espaço do ponto de leitura; IV Encontro do Projeto Rádio pela Educação, realizado em dezembro 2010 e a elaboração de um guia pedagógico.

A tecnologia social faz parte das obras sociais da Diocese de Santarém, e conta como parceiros as Secretarias de Educação de Santarém e Juruti, além do Projeto Ponto de Leitura. A iniciativa também recebe apoio do Criança Esperança.

Por Dalva de Oliveira

Mais informações

Fundação Banco do Brasil

Gerência de Comunicação e Mobilização Social

Portal: http://www.fbb.org.br

Endereço eletrônico: david.telles@fbb.org.br / claudia@fbb.org.br / dalva@fbb.org.br / laura.muradi@fbb.org.br

Telefones: (61) 3104-4657 / 3104-4658 / 3104-466

FONTE: FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL
DATA: 21/01/2011

Anúncios
Esse post foi publicado em Rádio. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Rádio de Santarém é ferramenta educativa na região oeste do Pará

  1. oii ,gente eu sou de fortaleza (ceará), sou josé junio veras santiago,tenho 3 (três) irmãos,que estou a procura deles.desde 1990 não tenho contato,quero muito encontra-los,os nomes deles são Ivaney,Irlando,Joel, filhos de zeca.Mãe já falecida “Inacia Veras Neta” sou o quarto filho dele,quero muito ter contatos,
    Qualquer noticias,fone(85)-8684-7133 ou (85)85777318.

    obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s