IV Encontro do Rádio pela Educação reúne mais de 300 participantes

Turma durante abertura do IV Encontro do Projeto Rádio pela Eucação

O Encontro do Projeto Rádio pela Educação, 4ª edição, reuniu de 9 a 11 de dezembro 336 participantes entre educadores e estudantes. Ao todo, o evento contou com a inscrição de 75 escolas tanto da zona urbana quanto rural de Santarém. As atividades ocorreram nas dependências do Colégio Dom Amando.

O tema de 2010 foi “A Escola que Queremos Cuida do Meio Ambiente” e teve como objetivo geral promover a participação de alunos(as) das Redes Municipais envolvidas no Projeto em experiências educacionais que valorizem a expressão das crianças e adolescentes, além de proporcionar capacitação de professores(as) na área da educomunicação com vista ao trabalho de educação ambiental nas escolas.

O Encontro do PRPE ainda apresentou dois objetivos fundamentais: 1º) contribuir com a Agenda Criança Amazônia, visando a conquista do Selo UNICEF Município Aprovado, através de uma ação que está em sintonia com o compromisso Mais Amazônia pela Cidadania, assinado pelo Presidente Lula e os governadores da Amazônia Legal, em 2008 e, 2º) proporcionar mais um espaço alternativo de formação para educadores e educandos, no que se refere às questões ambientais, de maneira inter e multidisciplinar.

Desde 2004, a proposta envolve alunos (crianças e adolescentes) e professores em várias oficinas de arte, educação e comunicação com ênfase na temática proposta. Com o apoio do Fundo das Nações Unidas da Infância – UNICEF, em 2004, o primeiro encontro teve como tema “A Escola que Queremos”, levou aos participantes reflexões sobre o direito a uma educação de qualidade que ofereça na escola uma formação integral. Deste encontro resultou a primeira “Carta dos Adolescentes da Amazônia”.

No segundo encontro, 2006, a temática foi “A Escola que Queremos com a Diversidade que Temos”. Evidenciou discussões sobre as diversas realidades das escolas envolvidas no evento, como as adversidades rurais e urbanas, além de enfatizar a educação especial.

Em sua terceira edição, o encontro destacou como tema “A Escola que Queremos: 10 anos Educomunicando na Amazônia”, oferecendo oficinas e discussões a respeito do uso das mídias e de aspectos da comunicação como elementos imprescindíveis na educação. Também iniciou a celebração dos 10 anos de implantação do Projeto Rádio pela Educação (PRPE) na Amazônia.

Para o IV Encontro do Rádio pela Educação, a temática em foco foi a realidade ambiental: “A Escola que Queremos Cuida do Meio Ambiente”, propondo oficinas diversas que promovam a educação ambiental a partir de atividades que podem dinamizar as ações da escola. Confira alguns momentos do IV Encontro do Rádio pela Educação.

Fonte: PRPE.

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s