Hoje é o dia mundial da alfabetização

imagem UNESCO

É isso mesmo, hoje é um dia para lembrarmos que muito ainda precisa ser feito para acabar com o analfabetismo no mundo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas, ONU, como forma de mobilizar o maior número de pessoas a favor da causa.  A alfabetização é o processo que desenvolve as habilidades de leitura e de escrita de um sujeito, tornando-o capaz de identificar e decifrar os códigos escritos.

A UNESCO se comprometeu a diminuir os índices de analfabetismo no mundo, pois nos países subdesenvolvidos cerca de 25% de adultos e crianças não sabem ler e escrever, chegando a um total de 900 milhões de pessoas.

O índice de cidadãos alfabetizados de um país indica o nível de desenvolvimento do mesmo. Quanto mais pessoas analfabetas, menos desenvolvimento. Isso faz com que governantes procurem favorecer suas estatísticas, criando projetos que melhorem essas taxas, mas não garantem o aprendizado. Um exemplo disso é a educação por ciclos, onde os alunos não podem repetir o ano, sendo aprovados para as séries seguintes, mesmo apresentando grandes deficiências.

Em 2000, o IBGE realizou o censo sobre educação no Brasil, concluindo que o índice de analfabetismo no país atinge cerca de 13% da população com mais de dez anos de idade. A população de analfabetos absolutos de nosso país ultrapassa o número de 16 milhões. Além desses índices existem 30 milhões de pessoas com mais de quinze anos que não permaneceram por quatro anos nas escolas e são consideradas analfabetas funcionais – leem, mas não interpretam.

A grande incidência de analfabetismo em um país o deixa mais propenso a aceitar as imposições dos governantes, assim como dos meios de comunicação de massa, pois essa parte da população torna-se despreparada para compreender os problemas sociais e lutar por seus direitos enquanto cidadãos.

Com informações da Equipe Brasil Escola

Para mais informações acesse: www.brasilescola.com

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s