Dia das comunicações no Para Ouvir e Aprender!

Oi, oi turma! Esta semana comemoramos o dias comunicações, dia 5 de maio, e falando em comunicação, sabemos que nos dia de hoje temos muitos meios eletrônicos que podemos nos informar. Dentre eles, temos aqueles que são utilizados por meio da internet como os blogs, os e-mail’s, e as redes sociais, um dos exemplos mais conhecido é o Orkut.
Por meio da internet, podemos ter muitas informações, basta um clik e conhecemos muita coisa. O estudante Aldevino Cardoso, que está na 4ª série na Escola Maria Amália, diz que usa a internet principalmente para fazer pesquisas escolares.  

Aldevino Cardoso, estudante

Na internet encontramos um mundo de coisas novas. Mas não são apenas as pesquisas que podemos fazer. Existem alguns meios em que podemos colocar nossas idéias em forma de texto, esse recurso é chamado de blog; assim, quem tem um blog é conhecido como blogueiro.

Em nossa cidade, um dos blogueiros mais conhecidos é do professor Jeso Carneiro, o http://www.jesocarneiro.com.br.  “No início, os blogs foram usados como diários virtuais onde as pessoas contavam sobre suas experiências. Hoje, existem blogs com diferentes objetivos como, por exemplo, os jornalísticos”, relata o professor.

Jeso Carneiro, professor “blogueiro”

O significado da palavra “Blog” vem da língua inglesa. Blog é a forma contraída da expressão “Weblog”. Web, traduzindo para a língua portuguesa, significa teia, e Log: diário. Ou seja, podemos dizer que weblog é um diário na teia, porém essa teia não é aquela fabricada pelas aranhas, mas a ligação que todos os computadores formam por maio da internet, uma espécie de rede (teia) virtual.

O primeiro blog surgiu por volta de 1999. Hoje há milhões de blogs que pertencem a pessoas em todo o mundo. São diários virtuais jornalísticos, existem os que falam sobre saúde, existem até os de educação. Um dos exemplos é o da Escola Mária Mália como nos conta a professora de informática educativa, Elenice Moraes. “Nosso blog fala sobre as atividades da escola, postamos fotos, e temos os comentários onde todos podem manter contato com a escola”, destaca a professora. O endereço eletrônico da Escola Maria Amália é http://www.amaliaqueiroz.wordpress.com.

Elenice Moraes, professora

Outra meio de comunicação que podemos entrar em contato com pessoas que estão em outros lugares, é o e-mail. Com o e-mail, podemos enviar e receber notícias de outras pessoas. 
Interessante, não é mesmo pessoal? Toda turma pode fazer seu e-mail ou blog de forma gratuita, assim, nunca vamos perder o contato com as pessoas que mais gostamos. Caso você ainda não tenha um e-mail ou blog é só pedir ajuda ao colega que já saiba criar esses meios de comunicação; aí você vai ver que é bem fácil e interessante usar essa nova ferramenta.

Ouça o Para Ouvir e Aprender pela Rádio Rural de Santarém. Vai ao ar de 7:30h às 8h, e das 14:05h às 14:35h, nos seguintes dias: 2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira.

Fonte: PRPE

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s