ADOLESCENTES DA AMAZÔNIA APRENDEM A ARTE DO LUTHIER

Jovens da periferia de Manaus encontraram a chance de um futuro melhor aprendendo a sofisticada arte do luthier, o profissional que fabrica instrumentos musicais. A Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA), fundada em 1999, atende na cidade de Manaus – AM, a alunos de 15 a 21 anos, promovendo programa de educação profissionalizante.

O projeto Lutheria na Amazônia – Sustentabilidade e Inclusão Social, apoiado pelo Criança Esperança, vai dar continuidade às oficinas de educação ambiental: as aulas lembram que é preciso cuidar bem do lugar em que vivemos. Respeitar a natureza é fundamental para o ofício que os jovens estão aprendendo. A essência da arte está na madeira, serrada, talhada, esculpida. Há dez anos, os adolescentes de Manaus aprendem a construir instrumentos de corda e a profissão de luthier, um projeto social e ecológico.

Toda a matéria-prima da oficina saiu de área de manejo florestal, retirada sem agredir o meio ambiente. Com esse tipo de preocupação, a escola forma mais do que luthiers: ajuda a formar cidadãos de verdade.

Além da formação de Luthier, fazem parte do currículo: Inglês, informática e teoria musical. O luthier precisa de um ouvido treinado para descobrir as possibilidades de sons. Ex-alunos são contratados para a linha de produção da própria escola, uma fábrica de cavaquinhos, bandolins, violas e violões. Outros viram mestres, como Antônia Souza. E assim, lixando, serrando, eles vão construindo um futuro diferente.

Matéria exibida no Jornal Nacional do dia 26/07/2008
Anúncios
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s