PESQUISA ALEGA FALTA DE CONHECIMENTOS EM ESTUDANTES BRASILEIROS

Pesquisa divulgada no jornal O Estado de S. Paulo mostra que um terço das crianças da 4.ª série do ensino fundamental não sabe o que deveriam ter aprendido na primeira série.

O estudo feito pelo Instituto de Estatísticas e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), tem por base os resultados da chamada Provinha Brasil, a primeira avaliação de alfabetização feita no país.

Inicialmente, o Inep fez uma escala de cinco níveis para identificar se o processo de alfabetização condiz com o nível de aprendizado da criança.

Os dados mostram que o quarto nível, em que um estudante deve ser capaz de ler textos curtos com vocabulário comum na escola, foi considerado pelo Inep como o ideal para um menino de 8 anos que esteja terminando a 1.ª série primária – ou o 2.º ano, na nova metodologia do ensino fundamental de nove anos.

No entanto, numa avaliação feita em 2005, um terço dos alunos matriculados na 4.ª série (ou, agora, o 5.º ano do fundamental) não passou desse nível, ou seja, não adquiriu os conhecimentos básicos da 1.ª série.

Se forem consideradas apenas as escolas públicas – descontadas as federais, que costumam puxar as notas para cima -, esse índice ainda fica um pouco pior: 33,3%.

Nas redes municipais, chega a 35%.Para o ex-ministro da Educação, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), a pesquisa é necessária mas não é suficiente para sensibilizar a opinião pública e os governos.

Fonte: Site Nota 10
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s