ESPECIALISTA ALERTA PARA O RISCO DE CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE ADOLESCENTES NO CARNAVAL

A proximidade do Carnaval carrega uma situação de risco que se repete ano a ano: o consumo de bebidas alcoólicas entre adolescentes, especialmente nos bailes e festas de rua.

Alguns jovens acabam tendo nesse período o primeiro contato com o álcool, estimulados por outros colegas.

Essa primeira experiência pode ser a porta de entrada para um hábito extremamente nocivo que causa dependência, com graves conseqüências para a saúde.

O alerta é do médico especialista em adolescentes Maurício de Souza Lima, do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde.


O médico menciona levantamento do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas segundo o qual 48,3% dos adolescentes entre 12 e 17 anos já beberam alguma vez. Desses, 14,8% bebem regularmente e 6,7% são dependentes do álcool.

Para Maurício de Souza, a situação alarmante é agravada pela facilidade de acesso às bebidas alcoólicas entre os jovens brasileiros.

Segundo o especialista, o uso freqüente do álcool na adolescência produz danos ao cérebro, afetando a memória e prejudicando a aprendizagem, além de favorecer o desenvolvimento de problemas familiares, como a violência, e de uma vida sexual promíscua.

Ele conclui o estudo dizendo que, “quanto mais cedo uma criança ou adolescente tiver contato com o álcool, mais chance terá de se tornar dependente”.

Fonte: Jornal Estadão
Anúncios
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s